Thursday, March 30, 2006 

FireFox Extensions

Nunca gostei do IE, e durante muito tempo fui utilizador fiel do browser Web Opera (isto numa era anterior à massificação dos feeds RSS, em que as tabs eram uma necessidade indispensável a quem consumia diariamente uma imensa quantidade de informação na Web).

No entanto, desde há uns meses que mudei para o FireFox, e uma das principais razões foi a imensidão de extensões disponíveis. Existem-nas para todos os gostos, desde ferramentas úteis para o desenvolvimento de aplicações Web até outras que permitem um aumento considerável de produtividade (isto é, se assumirmos que ler coisas na Web se relacionam de alguma forma com produtividade... nos últimos tempos tenho tido sérias dúvidas).

Entre as extensões que testei e foram ficando, e outras que já fazem parte do meu conjunto de ferramentas indispensável (ex: a extensão que faz a ligação com o del.icio.us ou a consola de debug JavaScript), abaixo mostro as extensões que actualmente estão carregadas no meu browser.

Obviamente que a própria lista foi gerada automaticamente com uma extensão para o FireFox. Adoro isto!

Wednesday, March 08, 2006 

As Linguagens de Pao e Jack Vance

Recentemente andei às compras nos alfarrabistas do Bairro Alto. Em particular, comprei livros da colecção Argonauta e da colecção de SF da Europa-America.

No meio de todas aquelas traduções muito más estava também um romance do Jack Vance que já andava para ler à algum tempo: "As Linguagens de Pao".



O livro é realmente fantástico. Não que desta feita a tradução seja muito boa, ou que esta seja a melhor obra do Jack Vance que já li. Mas confesso que gostei mesmo desta repetição da fórmula, e planeio agora arranjar o original... Ler em Português não é realmente nada fácil.

Fui introduzido ao senhor Jack Vance por um amigo fã do género SF (na web conhecido como olifante, vejam o blog dele), que na altura me emprestou o "Night Lamp" e o "Big Planet", e mais tarde também a colectânia "Alastor 391". Entretanto já li mais coisas deste autor, destacando-se na minha opinião os romances da série "The Dying Earth".

A característica do autor que considero mais interessantes é a sua forma barroca e elaborada de descrever os mundos fantásticos onde as suas histórias decorrem... Muitas vezes, as notas de rodapé assumem contornos mirabolantes, chegando a tornar-se quase como pequenos contos dentro dos romances.

Dois temas recorrentes nos livros do Jack Vance são as linguagens e os instrumentos musicais, embora distorcidos ao mais absurdo e alienígena que possam imaginar... Não é dificil adivinhar em qual destes temas se foca o livro "As Linguagens de Pao".

Tal como o 1984 do Orwell introduziu o conceito do newspeach como forma de modificar o comportamento humano, Jack Vance imaginou sociedades onde diferentes raças falam línguas muito distintas, comportando-se obviamente de formas também singulares.

Ha um povo extremamente dócil que é facilmente explorado pelos tiranos e malvados dos outros mundos. E quando a situação se torna incontornável, surge a ideia de alterar todo o comportamento deste povo, através da alteração da sua linguagem. Para se terem guerreiros ferozes, há que ter uma linguagem aguerrida...

A história propriamente dita è a clássica demanda do herói (aliás, o grande cliché dos livros do Vance). Mas ainda assim, é um dos melhores livros que já li este ano.

 

How to get smart!

Taken from a blog post by Steve Yegge about computer programming and the book "Escher, Godel and Bach":

function get_smarter():

  1. Am I smart enough yet? (default answer: of course not!)
  2. If yes, go make a grillion dollars, or go fishing, or something. (Note: this statement is unreachable).
  3. Otherwise:
     1. Do various important things, until I have some free time.
     2. Pick a book from my book list and read it.
     3. If I've read it already, check all the references at the end, and add the ones that look good to my book list.
     4. get_smarter()

If your book list is empty, add Gödel, Escher, Bach to it before calling the function for the first time.

About me

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Bruno Martins. Make your own badge here.

Listening to


 All the Web
Me at BookCrossing
Campos Magneticos

Last posts

Friendly Blogs

Powered by Blogger, Flickr
and del.icio.us