Monday, February 20, 2006 

O manuscrito de Voynich

O manuscrito de Voynich já foi apelidado como o documento mais misterioso do mundo. Deve o seu nome à pessoa que o descobriu, um americano negociante em livros antigos e coleccionador chamado Wilfrid M. Voynich. O manuscrito foi descoberto em 1912, entre uma colecção de manuscritos antigos guardada na vila Mondragone, em Frascati e perto de Roma.



Com pelo menos 400 anos de existência, trata-se de um documento manuscrito de 232 páginas, inteiramente escrito numa língua bizarra e desconhecida. Está cheio de ilustrações de plantas não identificadas, instruções para o que parecem ser receitas, diagramas astrológicos, imagens do que parecem ser criaturas observadas ao microscópio, e estranhas figuras humanas. A escrita é particularmente interessante e diferente de tudo o resto em existência, embora o documento pareça indicar que o seu autor era alguem bastante fluente nesta lingua. Em 2004, surgiram alguns argumentos fortes (nomeadamente uma técnica que mostrava como o manuscrito podia ter sido gerado) apontando para o facto de se tratar de um embuste. Contudo, até à data, nenhuma das técnicas apresentadas foi capaz de replicar uma única secção do documento, e a especulação continua.

De um papel encontrado juntamente com o manuscrito, sabe-se que este em tempos pertenceu à biblioteca Beinecke, e que também formou parte, em tempos, da biblioteca privada de Petrus Beckx S.J., 22o general da Sociedade de Jesus.

Scans de algumas páginas do documento encontram-se disponíveis na Web, e muito mais informação pode ser encontrada facilmente com algumas keywords no Google. Algumas das coisas que encontrei estão listadas em baixo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Voynich_Manuscript
http://www.crystalinks.com/voynich.html
http://www.voynich.net/
http://mcs.open.ac.uk/gr768/thingsinprogress/voynich.shtml
http://www.borderlands.com/archives/arch/decipher.htm
http://www.voynich.nu/index.html

Saturday, February 18, 2006 

Dilbert on software and requirements...

About me

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Bruno Martins. Make your own badge here.

Listening to


 All the Web
Me at BookCrossing
Campos Magneticos

Last posts

Friendly Blogs

Powered by Blogger, Flickr
and del.icio.us